Zilá cobra ação efetiva por parte do poder público na prevenção ao HIV

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A passagem do dia mundial de luta contra a Aids, ocorrido na última segunda-feira (1º), motivou a vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, a usar a tribuna, nesta quarta-feira (3), para falar sobre o avanço do contagio por HIV no Rio Grande do Sul. Zilá afirmou que o aumento dos casos está relacionado a ausência de campanhas de prevenção mais efetivas.

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apresentado pela deputada, entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e maior incidência, sete estão na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Há quase duas décadas que o nosso Estado apresenta as taxas mais elevadas de Aids. Precisamos reverter isso”, enfatizou.

A parlamentar cobrou do poder público maior investimento em ações de prevenção voltadas para todas as faixas etárias de idade. De acordo com Zilá, a incidência de HIV é crescente entre jovens e idosos. “Os dados que foram revelados nesta semana mostram que precisamos reforçar o trabalho de prevenção junto a terceira idade. Sabemos que o número de jovens de 15 a 24 anos com HIV cresceu 32% nos últimos dez anos. Entretanto, também ocorreu um crescimento expressivo entre os idosos”, observou.

Zilá aproveitou a oportunidade para lembrar que foi durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que surgiu o Programa de Prevenção e Controle da Aids no Brasil, garantindo tratamento a todas as pessoas contagiadas, com distribuição gratuita e universal de antirretrovirais e quebra de patente para produção de remédios contra o HIV. “Foi no governo Fernando Henrique que se estabeleceu uma política pública efetiva para conter a Aids. O programa conquistou o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde na época de sua criação”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato