Deputada Zilá destaca a importância do Movimento Bandeirantes e do Escotismo na vida dos jovens

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (4), ocupado pelo deputado Vinícius Ribeiro (PDT), em homenagem aos 70 anos da Federação de Bandeirantes do Brasil no Rio Grande do Sul, a vice-líder da Bancada do PSDB, deputada Zilá Breitenbach, falou das ações e projetos que são desenvolvidos por esse movimento junto aos jovens. Zilá aproveitou a oportunidade para lembrar que integra a União Parlamentar dos Escoteiros do Brasil (UPEB), ligado ao Escotismo, movimento irmão dos Bandeirantes. A deputada assinou o Pacto Escoteiro em agosto deste ano por intermédio do Grupo Escoteiro Guia Lopes 02/RS e passou a fazer parte da UPEB.

A parlamentar tucana ressaltou a importância que os bandeirantes e os escoteiros desempenham na formação do caráter de crianças e jovens. “Sabemos que os dois movimentos contribuem na construção de valores educacionais indispensáveis para o desenvolvimento da juventude, tais como respeito ao próximo, espiritualidade, cidadania e cuidado com o meio ambiente”, observou.

Movimento Bandeirante

O Movimento Bandeirante teve origem no Escotismo, fundado na Inglaterra, em 1907, com Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. O fundador do escotismo se viu intimado a começar um novo trabalho com as meninas (irmãs e amigas dos escoteiros), que conheceram, encantaram-se e queriam participar do movimento. Assim nasceu as Bandeirantes.

No Rio Grande do Sul, o Movimento Bandeirante chegou em 1944, quando o chefe escoteiro Luiz Alencastro levou as primeiras moças interessadas no Movimento para participarem do Acampamento Nacional de Bandeirantes, realizado no Parque Bela Vista, no Rio de Janeiro.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato